"Não importa se é na capital, no interior, numa distante aldeia ou numa comunidade ribeirinha, a qualidade de ensino e aprendizagem tem de ser igual para todos, assim como as oportunidades"; Com essas palavras, o governador Camilo Capiberibe inaugurou, na manhã de sábado, 14, a Escola Família Agroecológica do Macacoari; A 26ª escola entregue à comunidade em três anos e cinco meses de gestão
Agência Amapá - O interessante é que a criação da escola partiu dos próprios moradores. Alguns deles, como Adenilson Vilhena e José Saraiva Trindade, terminaram o ensino médio na Escola Família Agroextrativista do Carvão, no município de Mazagão e de lá vieram com o sonho de implantar o mesmo modelo na comunidade. Um desejo que demorou 11 anos para se tornar realidade.
"Concluímos os estudos e retornamos para nossa comunidade para aplicar o que aprendemos, e percebemos o quanto é importante para outros jovens terem essa oportunidade também. Então desenvolvemos o projeto, que foi abandonado na gestão anterior, mas que foi abraçado pelo governador Camilo", declarou José Saraiva Trindade.
A escola fica localizada na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, na Foz do Rio Macacoari, município de Itaubal e possui duas salas de aula, cozinha, dois alojamentos, banheiros, refeitórios. O recurso para a construção foi na ordem de R$ 69 mil. A execução ficou por conta da Associação da Escola Família.
"Este é um exemplo de que juntos podemos fazer muito mais. Às vezes, algumas regiões, por serem distantes, são esquecidas pelas autoridades. E nossa presença aqui é para deixar claro que todos têm direito às mesmas políticas públicas do governo", declarou Camilo Capiberibe.
O governador disse ainda que este modelo de escola família é um dos caminhos para o desenvolvimento das regiões, porque os jovens colocam em prática o que aprendem em sala de aula, ajudando a melhorar a realidade de todos.
Serão beneficiados com a escola jovens das seguintes localidades: Pescado, Foz do Macacoari, São Tomé do Macacoari, Ipixuna Grande, Ipixuna Miranda, Igarapé do Bacaba, Pau Mulato, Igarapé Novo e Igarapé do Cobra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário