sábado, 7 de janeiro de 2017

"Não sabia da condenação", diz Ofirney Sadala sobre a nomeação de irmã 'ficha-suja' em secretaria

Leda Sadala seria considerada "ficha-suja" já que possui uma condenação imposta pelo TCE do Pará em 2014.
Por Heverson Castro

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala (PSDC), disse na manhã deste sábado, 07, que não tinha conhecimento da condenação da irmã Leda Sadala e que ainda vai decidir o futuro da nova Secretária Municipal de Governo da Prefeitura Municipal de Santana (PMS). 

Pela lei, Leda Sadala seria considerada "ficha-suja" já que possui uma condenação imposta pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em 2014 como mostra o Acórdão 54.320 (Processo 2007/51832-0).

A condenação é resultado da tomada de contas relativa ao Convênio 064/2006 e Termo Aditivo firmados entre a AGÊNCIA DE EMPREGOS E PROJETOS SOCIAIS DE PARAUAPEBAS e ASIPAG, tendo Leda Maria Sadala Brito como presidente. O relator foi o conselheiro André Teixeira Dias.

A irmã do prefeito foi empossada no último dia 1º para ser a nova titular da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), antes ocupada por Alberto Góes na gestão do ex-prefeito Robson Rocha. 

A Semgov é uma das pastas estratégicas na gestão municipal, o que coloca Leda Sadala numa posição de poder acima de outros secretários como uma espécie de gerente geral de governo dentro da PMS.

De acordo com a lei, a irmã do prefeito não poderia ser nomeada para ocupar um cargo de primeiro escalão. A nomeação também pode ferir uma lei municipal de autoria do ex-vereador Adelson Rocha (PSD), aprovada na legislatura passada pela Câmara Municipal de Santana.

Discurso de combate a corrupção em xeque

A nomeação de Leda Sadala, que recorre da decisão, colocou em xeque o discurso do prefeito Ofirney já na primeira semana de governo. A bandeira de combate a corrupção e as velhas práticas política entra em choque com a prática estabelecida pelo prefeito na primeira semana de governo, ao nomear parentes e uma irmã com uma condenação.

Ao ser diplomado e tomar posse, o prefeito que é ex-juiz e ex-promotor de justiça, afirmou que sua gestão irá combater incansavelmente a corrupção e que a escolha do seu secretariado municipal teria seguido rigorosamente. 

"A mesma mão que nomeia é a mão que exonera e encaminha ao Ministério Público", discursou o prefeito Ofirney Sadala, reiteradamente nos últimos eventos de diplomação e posse como novo comandante do Palácio Vice-prefeita Roselina Matos.

O prefeito já havia declarado publicamente que não iria tolerar a corrupção e que pessoas com ficha-suja não seriam aceitas em seu governo.

Mas a nomeação da irmã Leda Sadala e a revelação da sua condenação pelo TCE-PA com exclusividade pelo programa Santana em Debate da 105.9 FM, e em seguida repercutida pelo jornal Diário do Amapá, abriu espaço para uma enxurrada de críticas de setores da imprensa local e de internautas nas redes sociais.

Desconhecimento
 
O prefeito também teria ficado irritado ao saber da condenação da irmã pela imprensa e as redes sociais e teria ligado na mesma hora para secretária da Semgov.  Sadala não teria conhecimento de tal condenação que teria sido omitida pela irmã. 

O prefeito declarou neste sábado, que estuda uma saída jurídica para tomar uma decisão sobre a permanência ou a saída de Leda Sadala do primeiro escalão da PMS.

"Eu não tinha conhecimento da condenação da Leda", afirmou o prefeito em declaração neste sábado durante a apresentação do programa Direito & Cidadania que vai ao ar pela STN TV, canal 46. 

O programa é apresentado pelo próprio prefeito Ofirney Sadala e é utilizado como um espaço para falar dos assuntos e medidas adotadas pelo prefeito na sua primeira semana de governo.

Nenhum comentário: