sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Escândalo dos precatórios: deputado eleito Marcos Reátegui e mais cinco são denunciados pelo MP

O juiz Matias Pires Neto, da 4ª Vara Criminal de Macapá, recebeu denúncia do Ministério Público do Amapá (MP-AP) contra o ex-procurador-geral do Estado e deputado federal eleito, Marcos Reátegui de Souza, o ex-secretário de Planejamento, Orçamento e Tesouro do Estado do Amapá, Armando Amaral, além dos herdeiros e advogada da empresa SANECIR.
 
Os acusados responderão pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo pagamento ilegal de precatórios, realizado pelo Governo do Estado do Amapá, em 2006, em favor da empresa.
 
Consta no Inquérito Policial, que serve de suporte à denúncia, que no ano de 2004, os herdeiros/sucessores da Empresa SANECIR LTDA., após sucesso em ação judicial de cobrança em desfavor do Estado do Amapá, se associaram aos demais denunciados de forma criminosa para receber o que lhes era devido, contrariando as regras para pagamento de precatórios.
 
Foi apurado na investigação que o acusado Mário Fascio, possuidor de créditos no valor de R$ 3.775.000,00 (três milhões, setecentos e setenta e cinco mil reais), referentes à prestação de serviços da empresa SANECIR LTDA ao Governo do Estado do Amapá (GEA), buscou por todas as vias o recebimento desse montante, até que ingressou com uma ação de cobrança junto ao Governo Estadual. A referida ação foi assinada pelo advogado Josenildo de Oliveira, que em seguida seria substituído pela advogada Edhisa Maria Tork Souza, esposa de Marcos Reátegui, na época, procurador do Estado.
O MP-AP também apurou que, em 20/10/2005, Edisha Tork, como representante da SANECIR, e Mário Fascio, proprietário da empresa, tentaram firmar um acordo extrajudicial com o GEA, onde os depósitos ocorreriam na conta da própria advogada. No entanto, não tiveram êxito, pois o documento não recebeu a chancela necessária do então procurador-geral do Estado, Rubem Bemerguy, nem de Antônio Waldez Góes da Silva, governador à época dos fatos.
 
Segundo depoimento de Rubem Bemerguy, Marcos Reategui teria lhe procurado para que fosse assinado o acordo. No entanto, em 24/04/2006, o acusado assume o cargo de procurador-geral do Estado e 15 dias após a mudança no comando da PGE é firmado o tal acordo extrajudicial entre o GEA e a SANECIR LTDA, denominado Termo de Transigência.
 
O acordo extrajudicial, assinado pelo então secretário de planejamento (Armando Amaral), pelo representante da SANECIR (Mário Fascio) e pela Advogada Keila Michaele, não tendo nenhuma testemunha, além de ferir a legislação pertinente, acabou gerando mais prejuízos ao erário, pois o Estado pagou valor muito superior.
 
“Os pagamentos feitos em virtude da dívida que o Estado tinha com a SANECIR totalizaram a quantia de R$ 5.192.124,48 (cinco milhões, cento e noventa e dois mil e cento e vinte e quatro reais e quarenta e oito centavos), valor este, praticamente igual ao que seria pago se fosse obedecida à regra dos precatórios, ficando clara a existência de prejuízo aos cofres públicos”, descreve a denúncia.
 
Extratos bancários obtidos com autorização judicial revelam como parte dos recursos obtidos pelo acordo irregular teria beneficiado diretamente os acusados. Saiba mais aqui http://migre.me/n9KlG

Pelo conjunto de ilegalidades apontadas no curso do processo, o MP-AP pede a instauração de ação penal e a condenação dos envolvidos pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.
Acusados:
Armando Ferreira do Amaral Filho (ex-secretário de planejamento do Governo do Estado do Amapá) responderá pelo crime de corrupção passiva
 
Marcos Reátegui de Souza (delegado da Polícia Federal afastado, ex-procurador-geral do Estado e deputado federal eleito) responderá pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
 
Mario Antônio Fascio (empresário): responderá pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro
 
Edhisa Maria Tork Souza (empresária): responderá pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Keila Michaele Costa Guedes Nascimento Marques (advogada): responderá pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro
 
Ana Margarida Fascio: responderá pelo crime de corrupção ativa

Nenhum comentário: