sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Governo do Estado investe em melhorias no Hospital da Criança e do Adolescente

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, anunciou para este ano obras de ampliação e readequações do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). O investimento irá melhorar o atendimento da casa de saúde, bem como proporcionar a abertura de novos leitos e aquisição de novos equipamentos. As obras estão previstas para iniciar ainda neste mês.
Uma das prioridades para a reforma do hospital será a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, a unidade conta com cinco leitos e com a ampliação passará a ter nove leitos de internação.
"Por quase uma década não tivemos investimentos no Hospital da Criança e do Adolescente. A população cresceu e os outros gestores não deram importância para isso. Com as obra de ampliação, teremos mais capacidade de internação em nosso hospital, podendo assim atender com maior qualidade", explica a diretora do HCA, Olinda Consuelo.
Com as obras, será necessário remanejar a Unidade de Terapia Intensiva para a Unidade Semi-Intensiva. De acordo com a diretora do HCA, isso não acarretará transtorno para os usuários do hospital, sendo que, o ambiente terá toda a estrutura de uma UTI. "Tivemos o cuidado de equipar o espaço para que nenhum paciente fique sem a internação", comenta Olinda.
Novos equipamentos
Para este ano, o Governo do Amapá adquiriu 125 equipamentos novos que serão distribuídos entres os hospitais da rede pública. Entre os aparelhos adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão aspirador cirúrgico, bisturi eletrônico, monitor multiparamédico, mesa cirúrgica e ventilador pulmonar.
Na relação dos novos equipamentos encontram-se dois que irão ajudar no diagnóstico de doenças degenerativas. "Requisitamos a compra de um mamógrafo e um aparelho de Videoendoscopia. O primeiro já foi finalizada a compra, e o segundo está em fase de empenho. E tão logo estaremos instalando-o no Hospital de Especialidade", diz o secretário de Estado da Saúde, Lineu Facundes.
Ao todo, o governo do Estado já investiu cerca de R$ 4 milhões, num total de R$ 7 milhões, que serão investidos na compra de novos equipamentos. Os investimentos fazem parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ) e emendas parlamentares.
Alieneu Pinheiro/Sesa

Nenhum comentário: