Vereadores do município de Pedra Branca do Amapari instalaram em sessão ordinária da última segunda-feira, 29, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pra apurar possíveis ilegalidades e denúncias de desvio de ouro e outros minérios que estariam sendo retirados de uma mina do município sem o pagamento devido de impostos para os cofres públicos.
O blog teve acesso à fotos que mostram crateras que estariam sendo feitas de forma ilegal, causando enormes impactos ambientais segundo informou o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Amapari ,Wilson Filho (PSB), um dos responsáveis pelo pedido de CPI que teve o apoio maciço de outros vereadores. Por impedimento legal, já que é presidente da Casa, Wilson Filho não pode presidir a CPI deverá ser comandada pelo vereador Raimundo Nonato (PDT).
Há dias que os vereadores tentam fazer diligências e adentrar o local onde mineradora Beadell faz exploração do ouro, mas são impedidos e passam por verdadeiros constrangimentos conforme relatos de parlamentares, onde chegam a serem revistados junto com seus veículos, o que consideram um verdadeiro desrespeito com o legislativo.
Os vereadores devem pedir a interdição da empresa Beadell por conta das denúncias de exploração ilegal de ouro. A CPI tem prazo de 90 dias e também deve acionar a PF e outras instituições pra apurar o caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário