quarta-feira, 30 de abril de 2014

Disputa acirrada pelo comando da SDR movimenta bastidores do governo Camilo

Nos bastidores do poder e do Palácio do Setentrião, a cúpula socialista cogita três nomes para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, que até o inicio do mês de abril era comandada pela deputada estadual Cristina Almeida.
 
A deputada do PSB antes de sair teria pleiteado a indicação de um nome e entregado dois indicativos de quadros do PSB pra assumir a pasta. Dentre eles se destaca o advogado e secretário interino César Queopes, que durante a gestão de Cristina ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da SDR. O interino teria o apoio da sua ex-chefe pra permanecer no cargo por conta de compromissos eleitorais na disputa por um novo mandato de deputada estadual.
 
Mas dois nomes de peso do PSB com vasta experiência na área são discutidos nos bastidores e teriam o apoio do senador Capiberibe e até mesmo de gente de peso do Setentrião.
 
O nome de engenheiro agrônomo Pedro Mauro, Seabra que já foi Secretário de Agricultura no governo de João Capiberibe (1995-2002), bem como titular da mesma área na gestão de Antônio Nogueira (2005-20120, quando foi indicado pelo PSB é um dos nomes mais cotados.
 
Outro nome de peso é o do economista Luiz Banha, que também já ocupou diversos cargos nas gestões do PSB e o mais recente como Secretário de Agricultura de Santana na mesma gestão de Antônio Nogueira. Banha também tem a simpatia do clã Capiberibe e da cúpula socialista.
 
Mas há quem diga que o governador Camilo Capiberibe que ainda não resolveu efetivar a SDR, Sejusp, Sead que são pastas ocupadas por interinos, esteja negociando esses espaços com aliados e novos aliados que podem fazer parte de uma coalizão para o seu projeto de reeleição.
 
A SDR já foi do PT no inicio do governo e o partido já pediu a pasta novamente. Esse é um dos anseios do deputado Joel Banha, presidente da legenda e da vice-governadora Dora Nascimento, pré-candidata ao Senado.

O PT tenta retomar espaços que foram perdidos após a eleição de 2012 e condiciona a recomposição do governo como algo fundamental pra apoiar a reeleição do governador Camilo Capiberibe.

Nenhum comentário: