sexta-feira, 26 de junho de 2015

Passe Livre: Robson Rocha é alvo de ação na Justiça por descumprir a lei

Vereador de oposição Richard Madureira (PT), ingressou com ação civil pública contra o prefeito Robson Rocha (PR), que há quase um ano não cumpri Lei Municipal do Passe Livre que garante gratuidade dos estudantes em transporte coletivo
 
Andreza Sanches/Ascom
 
O vereador Richard Madureira (PT) ingressou esta semana no Ministério Público do Estado (MP-AP), com Ação Civil Pública, contra o prefeito Robson Rocha. A medida judicial pretende obrigar o gestor a cumprir a Lei nº 694/2005, que trata da concessão do benefício do passe livre aos estudantes de instituições da rede pública municipal de ensino e ainda prevê pena por crime de improbidade administrativa.
 
Em Santana, cerca de dois mil estudantes da rede pública municipal de ensino estão sem direito ao benefício, cuja gratuidade deixou de ser aplicada na atual administração do município. Há mais de um ano, a prefeitura não repassa o pagamento referente às passagens do estudante no transporte público intermunicipal, uma dívida que já ultrapassa R$ 700 mil, e se arrasta desde 2013.
 
A denúncia foi feita inúmeras vezes pelo vereador Richard Madureira, através de proposituras aprovadas na Câmara de Vereadores de Santana e encaminhadas à Secretaria Municipal de Educação (Seme), solicitando medidas urgentes para o retorno do benefício à classe estudantil.
 
O parlamentar formalizou junto à empresa Viação Policarpos Ltda, que mantém contrato com a Prefeitura de Santana desde 2007, documento pedindo esclarecimentos sobre a atual situação do passe livre. Em resposta, Décio de Melo, proprietário da empresa, explicou que o serviço está suspenso desde novembro de 2014, em decorrência de atrasos de pagamento, que é de 12 meses, sendo três meses referentes ao ano de 2013 e nove de 2014.
 
O proprietário ainda esclareceu que mesmo sem receber, a empresa continuou transportando os alunos até novembro de 2014, porém, sem condições de trafegabilidade e com a tarifa defasada, no valor de R$ 1,50, foi obrigada a parar com o serviço do passe escolar. Dos dez veículos que atendiam a população e os estudantes, apenas cinco estão circulando, e correm risco de deixar os itinerários em Santana. O benefício fornecia ao município a quantia de 50.000 vales escolar mensalmente.
 
De acordo com a lei, um dos critérios para a gratuidade do passe livre, é que o aluno more até um quilômetro distante da escola. Em janeiro, a atual secretária municipal de Educação, Antônia Guedes, alegou pouco tempo à frente da pasta, mas garantiu tomar conhecimento da situação e negociação para o pagamento da dívida. No entanto, as aulas da rede pública municipal já iniciaram, e o benefício não foi retomado. 
 
O vereador Richard Madureira destacou que a ação é resultado da manifestação estudantil e popular no município, uma vez que o poder público não apresenta nenhuma resposta sobre a situação. “Estamos acionando o prefeito na Justiça, a fim de obrigá-lo a resolver o problema, para garantir um direito da classe estudantil. Este ano, a prefeitura anunciou um novo cadastramento dos estudantes, mas enganou novamente a classe. Estamos atentos às irregularidades deste governo e continuaremos denunciando o apagão dos serviços públicos em Santana” finalizou.

Nenhum comentário: