terça-feira, 16 de junho de 2015

G1-AP: No Amapá, 25 idosos morreram em 2015 em decorrência de maus-tratos

Jéssica AlvesDo G1 AP
Levantamento do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa aponta para a morte de 25 idosos em 2015 no Amapá, em decorrência de maus-tratos. O número deixa em alerta a instituição, por causa do aumento significativo em relação a 2014, quando 10 idosos morreram por maus tratos durante o ano todo. De janeiro a maio, foram registrados 127 casos de violência contra idosos. No ano anterior, esse número foi de 222 ocorrências.
A presidente do conselho, Nádia Souto, disse que em 90% dos casos de maus-tratos quem pratica a violência física e moral é alguém do convívio familiar do idoso. Segundo ela, a maioria dos casos concentra-se na capital, e, além da agressão física, a violação financeira e o constrangimento em transportes públicos estão entre as principais denúncias no conselho.
“A questão financeira ainda prevalece, onde o idoso só é visto para ser explorado, e os familiares tiram o dinheiro e usam de forma indiscriminada. Muitos idosos, inclusive, não podem nem comprar medicamentos ou a própria alimentação. E em transportes coletivos, eles sofrem diversas humilhações, dificuldades de acesso e desrespeito”, falou Nádia.
Nádia Souto, presidente do conselho (Foto: Cassio Albuquerque/G1)
Nádia Souto, presidente do conselho
(Foto: Cassio Albuquerque/G1)
Segundo a presidente, no Amapá não há atendimento suficiente para a demanda de casos de violência contra idosos, o que, de acordo com ela, dificulta o trabalho do conselho em relação ao encaminhamento das denúncias.
"Ainda sentimos muitas dificuldades ao encaminharmos as denúncias, pois comunicamos o fato, mas nunca temos retorno. Grande parte das situações o idoso não é visto com prioridade. O poder público precisa acordar para este número de violência, que a cada dia se torna mais alarmante", pediu a presidente.
Para evitar que números como esses diminuam, a segunda-feira (15) foi marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso. Para informar a população, o conselho realizou na praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá, uma programação especial com panfletagem, orientando sobre a importância do combate às diversas formas de violência cometidas contra idosos.

Nenhum comentário: