sábado, 8 de janeiro de 2011

Secretário José Roberto (PT/STN) monta equipe a traça metas para setor Rural do Estado

O vereador José Roberto Pantoja (PT-STN) assumiu na última semana a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural a convite do governador Camilo Capiberibe. Com formação em filosofia, direito e pedagogia, José Roberto tem experiência como secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca do município de Santana onde implementou a agricultura levando às comunidades técnicos especialistas e adquirindo equipamentos que facilitaram  a produção, escoamento e comercialização de produtos rurais. Foi em sua gestão que o Mercado Municipal foi inaugurado.     
O secretário assumiu a SDR sabendo das dificuldades que o setor enfrenta no Estado, mas garante que a partir de políticas sérias e realmente voltadas para o desenvolvimento rural o quadro caótico pode ser modificado. Em sua primeira semana de trabalho visitou feiras de Macapá e Santana e identificou problemas como o de atravessadores,  atendimento deficiente, falta de higiene e falta de organização. Ele explica que uma de suas metas é valorizar o agricultor para que eles façam seu trabalho no campo sem a responsabilidade do escoamento e comercialização. Segundo o secretário José Roberto, a falta de profissionais habilitados nestes processos facilitam o intermédio do atravessador.
Outros problemas foram identificados nesta primeira semana como o transporte de agricultores que atualmente é feito nos caminhões, junto de produtos, o que não é permitido pela legislação. O secretário vai visitar as secretarias de agriculturas de todos os municípios para escutar propostas. “Minha equipe vai acatar as orientações do governador Camilo como a de zelar pela política conjunta com outros órgãos do Governo que trabalham com o setor produtivo, vamos fazer  a integração com as vinculadas como Rurap, Pescap, Diagro e Instituto de Floresta, em parceria teremos certeza de um trabalho completo”, fala o secretário.
“Temos outras prioridades emergentes como a redução com gastos, principalmente  com escoamento de produção que hoje compromete 90% dos recurso da Secretaria”. A busca por recursos federais em benefício de trabalhadores  da zona rural será um dos carros-chefes de sua gestão. Para dar suporte a essas políticas de governo que serão trabalhadas, o secretário José Roberto está formando uma equipe técnica e altamente qualificada. Já confirmaram participação na gestão o engenheiro florestal Raul Furtado, o sociólogo, especialista em projetos, Jocivaldo Ramos e o engenheiro agrícola Paulo Nunes. (Marileia Maciel)

Um comentário:

Nadielson Siqueira Costa, disse...

Bom dia faltou cita o MDA aqui no Estado representado pela DFDA/AP que contribui muito para o setor da agricultura trazendo recurso federal.Nadielson Costa: Assistente Tecnico da DFDA/AP.