quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Crise na Segurança: Capiberibe quer que PF investigue onda de execuções no Amapá

Senador Capiberibe informou que acionará Ministério da Justiça para que a Polícia Federal investigue a onda de execuções em série no Amapá, que tem amedrontado a população. Diversas vítimas da onda de violência são jovens de periferia sem escandecentes criminais.
No site http://mzportal.com.br/?p=29555

O número de execuções no Amapá se tornou corriqueiro e pouco são as respostas do setor de segurança pública para os crimes. 

Na noite da última segunda-feira, 22, foram registradas quatro mortes, em Macapá, com características de execução. Diante da situação que tem deixado em pânico a população do Estado, o senador João Capiberibe anunciou nesta quarta-feira, 24, durante entrevista ao programa radiofônico Ponto da Pauta, que ele irá acionar o Ministério da Justiça para investigar os casos.

“Eu estou preparando um documento ao Ministério da Justiça, para que o órgão determine uma investigação para que possamos conhecer as causas. A gente só combate à doença quando a gente tem um diagnóstico preciso”, disse Capiberibe ao cobrar do governador Waldez Góes (PDT) e do secretário de segurança Ericláudio Alencar uma política clara para o setor.

“A sociedade está amedrontada. As ruas estão desertas, as praças estão desertas por que as pessoas têm medo de sair nas ruas. E esse problema tem solução. A sociedade está disposta a ajudar para construir uma solução. Mas, é preciso que as autoridades responsáveis pela segurança do cidadão chamem os parlamentares, nos convoque para debater o tema. Eu mesmo tenho proposta na área da segurança pública para juntarmos o aparato de segurança em conjunto com a sociedade”, disse Capiberibe ao se colocar à disposição do governador Waldez Góes e do secretário de segurança do Estado, Ericláudio Alencar, para debater e encaminhar soluções para o problema.


“Não precisa esperar o ano que vem. Tem que começar agora”, enfatizou Capi.

EM TEMPO: O pedido do senador Jão Capiberibe tem base Constitucional, devido a ampla repercussão nacional que a onda de execuções provocou na imprensa. Veja o que diz o artigo 144,§ 1º, I, sobre o papela da Polícia Federal no capítulo sobre Segurança Pública:  

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
       (....)
    § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, estruturado em carreira, destina-se a:
        I -  apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;

Nenhum comentário: