quarta-feira, 5 de março de 2014

Protestar virou crime e PM´s demonstram despreparo pra lidar com problemas da periferia em Santana

Após protestar contra falta de energia elétrica, blogueiro é preso em Santana


Reportagem de Ailton Leite no blog http://blogdoailtonleite.blogspot.com.br/
Heverson Castro é preso em Santana / fotos Ailton Leite

O blogueiro e militante politico de Santana Heverson Castro foi detido por policiais militares na madrugada desta segunda-feira (3), quando participava de um protesto junto com moradores do bairro Provedor II. A manifestação estava sendo realizada na rua Salvador Diniz e tinha como objetivo chamar a atenção da sociedade para o problema da falta de energia elétrica no bairro. O fato acabou sendo o prato do dia no estado.

Bem, serei mal interpretado e até criticado nestas linhas, mas tenho que escrever, sem importar com o que vão pensar ou dizer. Pra começar temos que saber o motivo que gerou a manifestação e posteriormente a detenção de Heverson Castro que também é colunista e repórter do jornal Folha do Estado, além de fazer comentários de política em uma rádio FM de Santana.

Heverson diz que mais de um ano as quedas de energia elétrica vem ocorrendo corriqueiramente, mas no inverno se agrava e a noite piora quando  muitos aparelhos são ligados. Ele falou que no trecho aonde vem ocorrendo o problema existe apenas um transformador e que não suporta a demanda de consumo de energia.

A sobrecarga no transformador já teria, segundo ele, provocado o incêndio em um ponto comercial do bairro. O estabelecimento fica em frente ao poste onde fica o transformador.

Castro disse ainda que nessas duas últimas semanas faltou energia todos os dias e que durante a noite a fiação sempre arrebenta, causando transtornos e prejuízos para os moradores. De acordo com o blogueiro, no domingo  eles ficaram mais de 5 horas sem energia e que prestadores de serviço da CEA só resolveram emendar os fios após a manifestação por volta das 3 da manhã.

Protesto
O descaso da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) com a situação motivou a manifestação. Os moradores já encaminharam várias solicitações para a empresa informando sobre o problema e pedindo uma solução, mas nada foi feito.  Por volta de 1h da madrugada, os moradores incendiaram pneus para fechar a Salvador Diniz.

Detenção
Segundo descrição do boletim de ocorrência, a polícia militar teria chegado ao local após ser acionada pela central de operações para atender uma situação envolvendo a obstrução de uma via, mais precisamente na travessa 22 do Provedor II. Os policiais teriam ido ao local para verificar a informação de que indivíduos estariam ateando fogo em pneus e provocando dano ao patrimônio publico, no caso ao asfalto.

Boletim de Ocorrência

No Boletim de Ocorrência (B.O) a guarnição descreve que deteve duas pessoas. O curioso é que quem redigiu o boletim, esqueceu, não lembrou de especificar, detalhar, descrever, relatar... o que teria provocado a prisão. Penso que para um individuo ser preso, ele tem que cometer algo, do contrario, é abuso de autoridade.

Continuando, o blogueiro teria sido detido por que teria desacatado os militares. Resistido, sendo necessário o uso da força e de algemas para garantir a integridade física da guarnição e do próprio infrator, assim descrito pelos militares no B.O.


BO

O blogueiro diz ter sofrido agressões físicas por parte de um dos militares. Um deles teria o engasgado Castro após já estar algemado. Bom, se isso aconteceu, o mínimo que se espera é que o comando da PM tome uma posição dentro do que se estabelece a lei, o que é difícil de acontecer.

Continuando, quero deixar claro aqui que não estou discutindo nem defendendo a prisão do blogueiro, pelo contrario, estou tentando entender o que aconteceu.

Heverson Castro é um polêmico blogueiro que já foi processado por vários políticos e autoridades por denunciar irregularidades e escândalos. Acredite. A prisão dele fez a alegria de muitos, faz parte. Ele revelou que estava filmando, fotografando e participava da manifestação como morador do bairro e não tenha duvida que este fato vá dar muito pano pra manga.

Para Castro sua detenção vai além do ocorrido nesta madrugada e estaria relacionada a outro caso que aconteceu a alguns meses aqui em Santana, quando um cinegrafista foi detido na 1ª DP quando fazia as imagens de uma prisão. Na época, o policial que efetuou a prisão alegou que ele (cinegrafista) teria o desacatado.

Este fato foi pouco discutido pela imprensa local. O blogueiro instigou o caso dizendo ter havido abuso de autoridade por parte do policial. Segundo Heverson, isso acabou criando certa inimizade entre ele e alguns militares.

Eu diria que se trata de mais uma novela de muitos capítulos..., cujo final, ninguém sabe ainda, mas torço para que termine bem para ambas as partes.

Nenhum comentário: