sábado, 27 de junho de 2015

Caos na Saúde: Vídeo mostra o descaso na Pediatria do Hospital de Santana

Um vídeo registrado na madrugada de sexta para sábado revela o retrato do descaso no Hospital de Santana (HE). As imagens mostram mães improvisando leitos em bancos de madeira na pediatria do Hospital. 

Algumas chegam a dormir ao lado de crianças internadas sem o mínimo de dignidade e estrutura. A situação é de um verdadeiro Hospital de Guerra e não reflete o discurso do atual governo que no início do ano decretou Estado de Emergência na Saúde.

A obra de ampliação do Hospital de Santana, ao lado do atual prédio foi paralisada paralisada. A conclusão da obra aumentaria em 100 leitos a capacidade de atendimento do HE que atende uma demanda de uma população estimada em 100 mil habitantes.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Passe Livre: Robson Rocha é alvo de ação na Justiça por descumprir a lei

Vereador de oposição Richard Madureira (PT), ingressou com ação civil pública contra o prefeito Robson Rocha (PR), que há quase um ano não cumpri Lei Municipal do Passe Livre que garante gratuidade dos estudantes em transporte coletivo
 
Andreza Sanches/Ascom
 
O vereador Richard Madureira (PT) ingressou esta semana no Ministério Público do Estado (MP-AP), com Ação Civil Pública, contra o prefeito Robson Rocha. A medida judicial pretende obrigar o gestor a cumprir a Lei nº 694/2005, que trata da concessão do benefício do passe livre aos estudantes de instituições da rede pública municipal de ensino e ainda prevê pena por crime de improbidade administrativa.
 
Em Santana, cerca de dois mil estudantes da rede pública municipal de ensino estão sem direito ao benefício, cuja gratuidade deixou de ser aplicada na atual administração do município. Há mais de um ano, a prefeitura não repassa o pagamento referente às passagens do estudante no transporte público intermunicipal, uma dívida que já ultrapassa R$ 700 mil, e se arrasta desde 2013.
 
A denúncia foi feita inúmeras vezes pelo vereador Richard Madureira, através de proposituras aprovadas na Câmara de Vereadores de Santana e encaminhadas à Secretaria Municipal de Educação (Seme), solicitando medidas urgentes para o retorno do benefício à classe estudantil.
 
O parlamentar formalizou junto à empresa Viação Policarpos Ltda, que mantém contrato com a Prefeitura de Santana desde 2007, documento pedindo esclarecimentos sobre a atual situação do passe livre. Em resposta, Décio de Melo, proprietário da empresa, explicou que o serviço está suspenso desde novembro de 2014, em decorrência de atrasos de pagamento, que é de 12 meses, sendo três meses referentes ao ano de 2013 e nove de 2014.
 
O proprietário ainda esclareceu que mesmo sem receber, a empresa continuou transportando os alunos até novembro de 2014, porém, sem condições de trafegabilidade e com a tarifa defasada, no valor de R$ 1,50, foi obrigada a parar com o serviço do passe escolar. Dos dez veículos que atendiam a população e os estudantes, apenas cinco estão circulando, e correm risco de deixar os itinerários em Santana. O benefício fornecia ao município a quantia de 50.000 vales escolar mensalmente.
 
De acordo com a lei, um dos critérios para a gratuidade do passe livre, é que o aluno more até um quilômetro distante da escola. Em janeiro, a atual secretária municipal de Educação, Antônia Guedes, alegou pouco tempo à frente da pasta, mas garantiu tomar conhecimento da situação e negociação para o pagamento da dívida. No entanto, as aulas da rede pública municipal já iniciaram, e o benefício não foi retomado. 
 
O vereador Richard Madureira destacou que a ação é resultado da manifestação estudantil e popular no município, uma vez que o poder público não apresenta nenhuma resposta sobre a situação. “Estamos acionando o prefeito na Justiça, a fim de obrigá-lo a resolver o problema, para garantir um direito da classe estudantil. Este ano, a prefeitura anunciou um novo cadastramento dos estudantes, mas enganou novamente a classe. Estamos atentos às irregularidades deste governo e continuaremos denunciando o apagão dos serviços públicos em Santana” finalizou.

terça-feira, 16 de junho de 2015

A disputa pela Prefeitura de Macapá segundo pesquisa de consumo

No cenário RG teria 16%, João Henrique 13%, Ruy Smith 8% e Clécio 4%. O número de eleitores indecisos é grande.

O blog teve acesso a uma pesquisa de consumo, que teria sido encomendada por um partido do Governo e que simula um cenário para a disputa da Prefeitura de Macapá em 2016.

No cenário os ex-prefeitos Roberto Góes e João Henrique aparecem bem posicionados, simulando um empate técnico.

Henrique é uma das surpresa junto com o ex-deputado Ruy Smith do PSB, principal partido de oposição ao governo Waldez, que aparece em terceiro lugar.

O atual prefeito Clécio Luis (PSOL) amarga a lanterna e sua gestão teria uma rejeição de 73%, quase a mesma de Waldez Góes que aparece com 70% de rejeição em Macapá.

No cenário se as eleições fossem hoje, RG teria 16%, João Henrique 13%, Ruy Smi th8% e Clécio 4%. O número de eleitores indecisos é grande.

Segundo cenário: PSB lideraria com Camilo
No cenário em que foi testado como candidato do PSB, o ex-governador Camilo lideraria com 20% e ultrapassaria RG teria 16%, João Henrique 11%, e Clécio 6%. O número de eleitores indecisos é grande.

G1-AP: No Amapá, 25 idosos morreram em 2015 em decorrência de maus-tratos

Jéssica AlvesDo G1 AP
Levantamento do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa aponta para a morte de 25 idosos em 2015 no Amapá, em decorrência de maus-tratos. O número deixa em alerta a instituição, por causa do aumento significativo em relação a 2014, quando 10 idosos morreram por maus tratos durante o ano todo. De janeiro a maio, foram registrados 127 casos de violência contra idosos. No ano anterior, esse número foi de 222 ocorrências.
A presidente do conselho, Nádia Souto, disse que em 90% dos casos de maus-tratos quem pratica a violência física e moral é alguém do convívio familiar do idoso. Segundo ela, a maioria dos casos concentra-se na capital, e, além da agressão física, a violação financeira e o constrangimento em transportes públicos estão entre as principais denúncias no conselho.
“A questão financeira ainda prevalece, onde o idoso só é visto para ser explorado, e os familiares tiram o dinheiro e usam de forma indiscriminada. Muitos idosos, inclusive, não podem nem comprar medicamentos ou a própria alimentação. E em transportes coletivos, eles sofrem diversas humilhações, dificuldades de acesso e desrespeito”, falou Nádia.
Nádia Souto, presidente do conselho (Foto: Cassio Albuquerque/G1)
Nádia Souto, presidente do conselho
(Foto: Cassio Albuquerque/G1)
Segundo a presidente, no Amapá não há atendimento suficiente para a demanda de casos de violência contra idosos, o que, de acordo com ela, dificulta o trabalho do conselho em relação ao encaminhamento das denúncias.
"Ainda sentimos muitas dificuldades ao encaminharmos as denúncias, pois comunicamos o fato, mas nunca temos retorno. Grande parte das situações o idoso não é visto com prioridade. O poder público precisa acordar para este número de violência, que a cada dia se torna mais alarmante", pediu a presidente.
Para evitar que números como esses diminuam, a segunda-feira (15) foi marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso. Para informar a população, o conselho realizou na praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá, uma programação especial com panfletagem, orientando sobre a importância do combate às diversas formas de violência cometidas contra idosos.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Vereador de Santana ameaça e agride fisicamente radialista

A cena aconteceu após o encerramento de uma sessão tumultuada na Câmara Municipal de Santana (CMS), onde os vereadores debatiam a aprovação de um Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Robson Rocha (PR), que tenta mudar a legislação para concessão de placas de taxi no município.

Da Redação do Santana em Debate


Na noite desta terça-feira, 09, já por volta das 22 horas, o vereador Anderson Almeida (PR), protagonizou uma das cenas mais deploráveis e de covardia da história do legislativo santanense.


A postura autoritária do vereador se configuro um verdadeiro atentado à liberdade de imprensa contra profissionais da imprensa santanense e chegou até mesmo a ser repudiada por outros vereadores.


O parlamentar chegou a agredir com socos e tapas o radialista e acadêmico de Direito, Richard Duarte, comentarista e membro da bancada do programa radiofônico “Santana em Debate”, que vai ao ar de segunda a sexta-feira na rádio Onda Livre 105.9 FM.


O radialista Richard Duarte foi agredido após o vereador também ameaçar e intimidar dentro do plenário da CMS o também radialista e acadêmico de jornalismo Heverson Castro, apresentador do programa “Santana em Debate”.


Os motivos das ameaças e agressões seriam as inúmeras críticas proferidas pelos radialistas Richard Duarte e Heverson Castro sobre a postura do vereador Anderson Almeida e sua atuação parlamentar como defensor incondicional do prefeito Robson Rocha e seus atropelos no legislativo municipal.


Os radialistas chegaram a exibir na tarde desta segunda-feira, 09, no programa Santana em Debate, um áudio onde o vereador é flagrado tentando desqualificar o presidente do Sindicato dos Taxistas de Santana, conhecido popularmente por “Chiquinho”.


Anderson Almeida afirma no áudio que “Chiquinho” seria um atraso para os taxistas, após lembrar que o mesmo não teria preparo político pra defender a categoria porque não teria formação superior, diferente do presidente do Sindicato dos Taxistas de Macapá.


As declarações do vereador Anderson Almeida repercutiram de forma negativa no meio dos taxista e piorou ainda mais imagem do parlamentar, que em outra sessão chegou a defender a aprovação do PL 001/2015-PMS, proposto pelo prefeito e que atacava ferozmente os taxistas, abrindo brechas para o favorecimento político e apadrinhamento na concessão de placas de taxi, além da privatização do serviço que poderá ser explorado por empresas.


O vereador Anderson Almeida protagonizou a cena de forma covarde ladeado por assessores e aliados políticos que chegaram a fechar o radialista e Richard Duarte para intimidar e após isso o parlamentar praticar o ato covarde de agressão física.


Os radialistas Richard Duarte e Heverson Castro tiveram que sair escoltados por alguns taxistas por conta da ameaça a integridade física dos profissionais. Após isso, a Polícia Militar foi acionada para se dirigir ao local e garantir a ordem pública. O vereador Anderson Almeida e assessores já tinham se evadido do local e ninguém chegou a ser preso.


O radialista Richard Duarte registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) por agressão física e ameaça contra o vereador Anderson Almeida, minutos após a confusão na 1º Delegacia de Policia de Santana.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Samba de Enredo da Império que homenageia Rosemiro é a piada do ano


Por Heverson Castro

Essa semana está sendo um verdadeiro festival de piadas na política santanense. Uma das piadas é a prestação de contas do Sindicato dos Servidores Municipais de Santana (SSMS), onde foi revelado que a gestão do presidente José Conceição, comprou até ração para cachorro, chegando a gastar quase R$ 5 mil com o totó, usando dinheiro da contribuição dos servidores da Prefeitura de Santana que sofrem com o descaso da gestão Robson Rocha (PR).

A outra piada, essa considerada a piada do ano, diz respeito à decisão do senhor Bebel, presidente “sem vergonha” da Escola de Samba Império do Povo, que para fazer média e mostrar sua “servidão feudal” descontrolada ao prefeito Robson Rocha, decidiu homenagear nada menos que o pai do atual gestor, o ex-prefeito Rosemiro Rocha, preso em 2004 na Operação Pororoca e condenado por desviar recursos do Porto de Santana e do Canal do Paraíso.

Mas a decisão de Bebel não é piada não! O presidente que junto com sua “patota” familiar domina há anos a direção da Império do Povo, fez a nossa única Escola de Samba passar uma tremenda vergonha esse ano no Sambódromo, ao deixar de pagar a comissão de frente da verde e branco, que em protesto contra o desrespeito e a falta de apoio da Prefeitura, resolveu não se apresentar na avenida.

A irresponsabilidade de Bebel e de parte da diretoria fez com que a Império do Povo ficasse em último lugar no grupo de acesso, considerado a segunda divisão do carnaval amapaense. A vergonha foi histórica e comparada ao “vaiaço” dos brincantes do bloco das Piranhas contra o prefeito Robson Rocha na Avenida Santana.

A piada seria cômica se não fosse trágica! Mas é a mais pura verdade. O chefe do clã familiar Rocha, essa oligarquia que há décadas vem vilipendiando o povo, usando o dinheiro dos cofres pra satisfazerem suas ambições e a sede de poder, agora será samba de enredo da Império do Povo.

Essa foi a forma que o “o senhor da servidão” do carnaval santanense, que usa um patrimônio cultural de Santana, encontrou para selar a paz entre o pai Rosemiro Rocha e o filho Robson Rocha.

A homenagem teria sido feita a pedido do prefeito, que segundo os bastidores do poder, estaria brigado com o pai e rompido os laços afetivos desde que passou a contrariar interesses do seu mentor político.

Dizem os bastidores, que a homenagem é apenas uma parte da sobremesa, porque a cereja do bolo mesmo é o comentário de que Robson Rocha abriu o governo para o seu pai Rosemiro Rocha e sua madrasta Jozi Rocha (PTB), deputada federal, indicarem diversos cargos e três secretarias no governo municipal.

Esse é o jeito de governar e tratar a cidade dessa oligarquia assistencialista, paternalista, clientelista e com práticas dos velhos coronéis da velha república, a famosa cultura da politicagem desse grupo político que tenta se eternizar no poder.

Até homenagem a quem foi preso e condenado eles tem coragem de fazer. Seria melhor homenagear o “totó guloso” do Sindicato dos Servidores Municipais, que tem mais moral que o ex-prefeito da Operação Pororoca, Rosemiro Rocha.


O povo até aplaudiria o senhor Bebel se ele decidisse homenagear o cachorro guloso do sindicato no lugar do pai do atual prefeito Robson Rocha que está afundando Santana e atrasando a vida do povo!

terça-feira, 2 de junho de 2015

STJ solicita autorização da Assembleia para processar Waldez

O ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), encaminhou ofício à Assembléia Legislativa do Estado solicitando autorização para processar o governador Waldez Góes (PDT); Segundo apurou o Amapá 247 o pedido foi realizado no último dia 21 depois que a Corte Especial do STJ recebeu apelação do Ministério Público do Estado do Amapá (MP/AP) contra decisão do Juiz de Direito da 4ª Vara Criminal de Macapá.

Domiciano Gomes do Amapá 247 - Na ação penal o Ministério Público denúncia Waldez Goés da Silva, Pedro Paulo Dias de Carvalho, Haroldo Vítor de Azevedo Santos, Sebastião Rosa Máximo e Nelson Américo de Morais, pelo crime do art. 312 do CP e, em relação ao segundo denunciado, também pelo crime do art. 359-C do CP. O caso é referente aos empréstimos consignados dos servidores do Estado.

De acordo com o MP/AP os acusados, a partir de 2009, nas condições de Governadores e de Secretários de Planejamento do Estado, descontaram nos salários dos funcionários públicos estaduais parcelas para pagamentos de empréstimos consignados e não repassavam aos respectivos bancos.

Em outubro de 2014 o juiz Matias Pires Neto, da 4º Vara Criminal de Macapá, considerou improcedente a denúncia oferecida pelo Ministério Público. Segundo o magistrado, diante do calhamaço de provas documentais juntados ao processo, não foi possível extrair comprovação do aludido desvio de verba, e se existe tal comprovação o órgão acusador não demonstrou. “não me sinto com condições técnicas para analisar contas, o que se poderia definir mediante uma perícia contábil, que sequer órgão ministerial requereu fosse feita” afirmou o juiz na decisão.

MP/AP apresentou apelação ao Tribunal de Justiça do Estado, porem como Waldez foi eleito e diplomado governador o juiz Matias Pires determinou a remessa da ação aos STJ.

Segundo o art. 105, inciso I, alínea a, da Constituição Federal, incumbe ao Superior Tribunal de Justiça, processar e julgar originariamente, nas infrações penais comuns (como no presente caso), os Governadores dos Estados e do Distrito Federal. O artigo 121 leciona ainda que, admitida a acusação pelo voto de dois terços dos Deputados Estaduais, será submetido a julgamento perante o Superior Tribunal de Justiça, nas infrações penais comuns, ou perante a Assembleia Legislativa, nos crimes de responsabilidade.

Waldez tem maioria absoluta no legislativo estadual. Dos 24 deputados, apenas 4 não são filiados aos partidos que apoiaram a eleição do pedetista durante as eleições de 2014. Os deputados têm agora 45 dias para apreciar a solicitação do STJ.