quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ibope: 54% acham que Dilma será reeleita; Aécio é favorito para 16%

Jornal GGN - A pesquisa Ibope/Estadão/Rede Globo divulgada nesta quarta-feira (23) traz uma novidade. Pela primeira vez, o instituto perguntou ao eleitor quem ele acha que vai vencer a disputa presidencial deste ano. A candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), aparece como favorita para 54% dos questionados. O principal adversário da presidente, Aécio Neves (PSDB), é apontado como vitorioso por 16%. Eduardo Campos (PSB) é favorito para apenas 5%.

Na sondagem tradicional, Dilma segue na liderança com 38% das intenções de voto. A vantagem da petista, segundo o jornal, é estável. Seu principal oponente, por enquanto, continua sendo Aécio, com 22%. Campos segue estagnado no terceiro lugar, com 8%. Brancos e nulo, 16%. Não souberam responder, 9%. As oscilações estão dentro da margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos.
Outro destaque na pesquisa Ibope é que, na eleição de 2010, José Serra, então candidato do PSDB, registrava desvantagem menor em relação a Dilma do que o correligionário Aécio Neves. Nessa fase da campanha, naquele ano, Serra, hoje postulante ao Senado, tinha 34% das intenções de voto para presidente (12 a mais do que Aécio), ante 39% de Dilma. Aécio, por outro lado, está estagnado na casa dos 20% desde maio.

Pelos dados apresentados até o momento, um possível segundo turno em 2014 ainda é incerto. A soma dos votos dos 10 adversários de Dilma chega a 37%, um ponto a menos que a taxa da petista. Para vencer a eleição na primeira rodada nas urnas, a presidente precisa ter a maioria dos votos válidos, ou seja, 50% mais um.
 
Mas, num cenário em que Dilma e Aécio seguem para o segundo turno, a petista venceria o tucano por 41% a 33%. Na hipótese de Campos ser o segundo mais votado em outubro, Dilma seria reeleita com 41%, contra 29% do pessebista.

O resultado no segundo turno no estudo do Ibope é bem diferente daquele apresentado pela pesquisa Datafolha publicada na semana passada. Nela, Aécio e Dilma aparecem num empate técnico. A presidente preferência de 44% dos eleitores; o tucano, de 40%. Como a margem de erro é de dois pontos, a campanha tucana comemorou a pequena diferença. Porém, a sondagem da Folha não garante existência de segundo turno.

O crescimento do número de eleitores que querem mudanças no governo também chama atenção. São 70%, ante 65% da pesquisa anterior. Desse total, 29% querem alterações drásticas na gestão federal, enquanto 41% querem correções de rumo em muitas áreas. Para 53% dos entrevistados, o Brasil segue o caminho errado. Os eleitores que pensam positivamente somam 42%.

A taxa de rejeição de Dilma ainda é superior a de seus concorrentes. Cerca de 36% afirmam que não votariam na petista de jeito nenhum. Aécio é rejeitado por 16%, enquanto Campos não tem apoio de 8%.

Nenhum comentário: