terça-feira, 29 de julho de 2014

Blogueiro Nezimar Borges denuncia jornalismo da TV Amapá que blinda políticos investigados na "Operação Eclésia"

TV AMAPÁ “esqueceu” de informar à sociedade sobre o julgamento de políticos acusados de corrupção



Por Nezimar Borges blog http://nezimarborges.blogspot.com.br/

Um fato jornalístico importante em que o veículo “esqueceu” de informar à sociedade não deve passar em branco por um meio de comunicação sério. Um desses fatos ocorreu ontem, 28, pela TV Amapá – um dos maiores veículos de mídia do Estado – a afiliada da Globo não deu importância para o julgamento de políticos suspeitos de desviar milhões de reais de recursos públicos do contribuinte.

O primeiro julgamento decorrente da operação Eclésia, que desbaratou suposta quadrilha que atua(va) na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), têm como réus no processo movido pelo Ministério Público (MP) o candidato ao governo, Jorge Amanajás (PPS), os deputados estaduais Moisés(PSC) Souza e Eider Pena(PSD), além de funcionários da ALAP.

Estranho também foi a versão levada ao ar na semana passada pela emissora, no caso da denúncia do Ministério Público(MP) contra o irmão de Moisés Souza, Marcos Reátegui Souza. A afiliada da Globo - que tem como ética jornalística ouvir os dois lados da notícia - veiculou apenas a versão de Marcos Reátegui, denunciado por desviar milhões de recursos do Estado, “esquecendo” de ouvir o MP.

Nos bastidores da notícia, há quem presume que alguns jornalistas da mídia tucuju, inclusive alguns da TV AMAPÁ, recebiam proventos na gestão de Waldez Góes sem que para isso devolvesse ao Estado em forma de trabalho. Não só isso, mas há a desconfiança também de que centenas de veículos de rádio e TV recebiam “a pesos de ouro” para veicular factoides contra adversários e proteger o governo da época. O que não ocorre agora, no governo de Camilo Capiberibe.

Pode ser verdade, porque a sociedade amapaense em 2010 foi pega de surpresa, atordoada quando a Polícia Federal pôs na cadeia quase todo o governo de Waldez Góes.

A TV AMAPÁ têm um histórico de credibilidade no jornalismo. Além do mais, a sociedade amapaense é que teria muito a perder se este importante meio de comunicação se somar à mídia que faz politicalha todos os dias no rádio e na TV.

Nenhum comentário: