domingo, 29 de setembro de 2013

O jornalismo "imparcial" do G1 Amapá


Não é de hoje que a linha editorial do G1 Amapá se assemelha aos mesmos métodos usados pelo jornal A Gazeta. Exemplos não faltam. O mais recente foi a abertura da 50ª Expofeira. A manifestação de pouco mais de 10 pessoas, ganhou destaque no site, ficando o evento em segundo plano.

As fotos levam o leitor a pensar no fracasso total do evento. Numa delas aparece o parque de diversões completamente vazio e quem foi na sexta-feira, 27, a Expofeira sabe muito bem que aquela imagem não retrata a verdade.

A reportagem feita pela TV Amapá – ( http://g1.globo.com/ap/amapa/amapa-tv/videos/t/edicoes/v/comecou-a-expofeira-agropecuaria-do-amapa/2854593/ ) um dos veículos de mais credibilidade do Estado – sobre o mesmo tema, deixa claro que o G1 não segue a cartilha da verdade e a ética no jornalismo, como prega a Globo.


A emissora mostrou uma Expofeira totalmente diferente daquela vista pelo repórter do site. Na matéria da emissora aparece o que o repórter do G1 não viu ou não quis ver. Nela aparece gente e mostra uma Expofeira como ela realmente é, com opções de lazer, entretenimento e oportunidade de negócios.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Para atacar Camilo Capiberibe, jornal Tribuna Amapaense forja imagem



Na edição desta semana o jornal Tribuna Amapaense trouxe como manchete o título “É uma piada”, fazendo referência ao PPA Participativo usando como argumento de que o mesmo tem pouca participação da comunidade. Ilustra a capa, uma foto retirada da Agência Amapá - http://www.agenciaamapa.com.br/fotos/5273/  e adulterada e para completar a farsa, ainda são colocados pintos sob a mesa.

Na matéria fica claro o rancor e o ódio, bem como a falta de compromisso com a ética no jornalismo. Alias, essa palavra ética não figura no dicionário de Roberto Gato, dono do Tribuna Amapaense.

No entanto, para entender a fúria do jornal contra o governador Camilo, basta conhecer a história de Roberto Gato. Ele, na gestão do ex-prefeito Roberto Góes, tinha mãe, filhas e até ex-esposa, na época já falecida, como funcionárias da prefeitura de Macapá.  Nos últimos oito anos esteve a serviço do ex-governador Waldez Góes. 

Para conhecer melhor Roberto Gato, assista o vídeo abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=m3ABzxINIvY

 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Waldez Góes e Pedro Paulo responderão pelo crime de peculato

Waldez Góes e Pedro Paulo, além de ex-secretários de governo, responderão pelo crime de peculato por utilização ilegal dos recursos provenientes de empréstimos consignados.

O juiz da 4º Vara Criminal da Comarca de Macapá, Matias Pires Neto, recebeu a denúncia feita pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), contra os ex-governadores Waldez Góes e Pedro Paulo, além de ex-secretários de governo, pela prática do crime de peculato. Os réus serão julgados pela utilização ilegal de recursos provenientes dos empréstimos consignados contraídos pelos servidores públicos estaduais.

Desde 2003, em razão da Lei nº 10.820, os trabalhadores passaram a ter mais uma forma de contrair financiamentos bancários: o chamado empréstimo consignado em folha de pagamento. Nesse tipo de operação, o trabalhador procura uma instituição financeira, pactua o montante que receberá e a quantidade de parcelas, além de autorizar que o órgão público do qual é servidor faça a retenção do valor mensal para, em seguida, repassar ao banco credor.

"Essa modalidade de empréstimo tem contado com adesão da esmagadora maioria dos servidores públicos do Estado do Amapá, uma vez que, pela sistemática adotada, torna-se mais seguro para a rede bancária que pode apresentar baixas taxas de juros em comparação com as demais linhas de crédito existentes no mercado", avalia o promotor Afonso Guimarães, que subscreve a denúncia.

No entanto, para que o sistema funcione, é necessário que o órgão empregador (nesse caso, o Governo do Estado do Amapá - GEA), faça a retenção dos valores mensais devidos pelos servidores e, logo em seguida, proceda ao repasse aos bancos credores.

"Essa relação foi ilegalmente quebrada a partir de novembro de 2009, quando o então governador, Antônio Waldez Góes da Silva, determinou à sua equipe de governo, em concurso com o denunciado Haroldo Vitor, à época secretário estadual de Planejamento, que a partir de então não mais fizesse o repasse às instituições financeiras, em total afronta às normas e princípios que vinculam a Administração Pública, assim como dispositivos de índole criminal", explica o promotor.

A ação do MP-AP destaca que logo começaram a surgir as primeiras consequências, dentre as mais relevantes, a inscrição dos servidores nos cadastros de devedores. "A conduta apropriatória do GEA, por seus gestores, impedia que os débitos dos consumidores, todos eles servidores do próprio Estado, honrassem os pagamentos dos respectivos empréstimos", afirma Afonso.

Em 03 de abril de 2010, o então vice-governador e também acusado Pedro Paulo Dias de Carvalho, assumiu a titularidade do cargo de governador do Estado. O MP-AP enfatiza, que ao invés de estancar a ilegalidade patrocinada pelo seu antecessor, Pedro Paulo, não somente se omitiu na tomada de providências com vista a responsabilidade civil e criminal, mas manteve o regime apropriatório até o final do seu mandato, em concurso com os seus secretários de Planejamento Sebastião Máximo e Nelson Américo (ambos acusados).

"Não bastasse ter mantido a ilegalidade da decisão do seu antecessor, após a eleição realizada no mês de outubro de 2010, diante da sua derrota, tratou de assinar junto às diversas instituições bancárias vários termos de confissão de parcelamento da dívida, contraindo uma despesa que deixaria para o sucessor", explica o promotor.
Prejuízo
De acordo com as provas apresentadas pelo MP-AP, até dezembro de 2010, os acusados deixaram de repassar somente aos bancos BMG S/A, PINE S/A, INDUSTRIAL e HSBC BANK BRASIL S/A - BANCO MÚLTIPLO, o valor de R$ 68.210.076,90 (sessenta e oito milhões, duzentos e dez mil, setenta e seis reais e noventa centavos). O MP-AP antecipa que o prejuízo pode ser ainda maior, posto que várias ações individuais correm no mesmo sentido.
Em defesa, os acusados alegaram, em síntese, que foram levados à prática de tais ilícitos pelas "consequências da crise mundial", que teria abalado as finanças públicas, inclusive do Estado do Amapá. "Isso é um absurdo, posto que esse dinheiro não pertencia ao Estado e sim ao servidor. Diante de uma crise é preciso diminuir custos, e, ao contrário, o que se viu na época, foi um aumento significativo de programas sociais, como o bolsa família, por exemplo", argumenta Afonso Guimarães.

Justiça instaura a ação penal:
Na análise da denúncia ofertada pelo MP-AP, o juiz Matias Neto, assinala "que até o momento, o que existe de provas afigura-se suficiente a justificar a instauração da ação penal, pois como dito, vejo presentes prova de materialidade do fato, e indícios suficientes de que os denunciados dele, pelo menos participaram, o que faz existir justa causa para o recebimento da denúncia", (trecho da sentença).

Improbidade:Pelas mesmas condutas, os acusados respondem na 6ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca, por atos de improbidade administrativa com pedido de ressarcimento ao erário, cujo juiz titular Paulo César do Vale Madeira, marcou audiência para 23 de setembro.

Acusados:Antônio Waldez Góes da Silva, Pedro Paulo Dias de Carvalho, Haroldo Vítor de Azevedo Santos, Sebastião Rosa Máximo e Nelson Américo de Morais

Crimes: Peculato (Art.312 do CPB) e Assunção de Obrigação no Último Ano do Mandato ou Legislatura (Art. 359-C)
(MP/AP)

Processo contra o juiz federal João Bosco entra na pauta do CNJ

Sobre o julgamento do Juiz federal João Bosco
O referido processo diz respeito a denúncia formulada pelos procuradores da república no Amapá devido a uma suposta má conduta do juiz federal João Bosco no exercício de sua função. Por causa desta denúncia o juiz é acusado de iniciar uma grande ofensiva contra os procuradores no intuito de descredibilizá-los frente a opinião pública e até puni-los no CNMP(Conselho Nacional do Ministério Público). Segundo o juiz, os procuradores assinaram um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a MMX irregularmente e que obtiveram vantagem pessoais com isso.

O julgamento de João Bosco é o item 110 da pauta e possivelmente será julgado no início da noite de hoje.


PAUTA DE JULGAMENTOS DE 23 DE SETEMBRO DE 2013 - 175ª SESSÃO ORDINÁRIA

(Disponibilizada no DJ-e nº 176/2013, em 17/09/2013, pág. 3-38)
PAUTA DE JULGAMENTOS
175ª SESSÃO ORDINÁRIA
Por determinação do Presidente do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Joaquim Barbosa, a Secretaria-Geral torna pública a relação de assuntos e processos que serão apreciados em sessão plenária a ser realizada no dia 23 de setembro de 2013 (segunda-feira), a partir das nove horas. Ao final, se subsistirem processos a serem julgados, caberá à Presidência da Sessão designar dia e horário para prosseguimento da Sessão e da prorrogação dos trabalhos, independentemente de nova publicação na imprensa oficial.

110) PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS 0002108-12.2012.2.00.0000
Relator: CONSELHEIRO FRANCISCO FALCÃO
Requerente:
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
Interessado:
ADVOCACIA-GERAL DA UNIAO
Requerido:
JOÃO BOSCO COSTA SOARES
Advogados:
RAFAELO ABRITTA - DF015200
LUCIANE CARNEIRO PINTO - DF004745
ROBERTO EDUARDO VENTURA GIFFONI - RJ062121
HERCÍLIO DE AZEVEDO AQUINO - DF033148
Assunto: TRF 1ª Região - Apuração - Denúncia - Conduta - Magistrado.

http://www.cnj.jus.br/advogado/pautas-do-plenario/26316-pauta-de-julgamentos-de-23-de-setembro-de-2013-175-sessao-ordinaria

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Lucas Barreto quer distância do PDT de Waldez Góes

Direto da coluna From, do jornalista Luiz Melo
15-Desmentido
A quem interessar possa, Lucas volta a esclarecer.
Pra desfazer ‘disse-me-disse’, não vai se revesar no palanque, em 14, com ninguém do PDT.
E não se fala mais nisso, tá?!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Randolfe Rodrigues preparou ambiente político para a volta pública do senador José Sarney

O mais radical psolista, como o Babá ex-deputado federal, pelo Pará, nunca imaginou, caminhar ao lado de figuras como os senadores José Sarney (PMDB) ou Renan Calheiros (PMDB). Mas pasmem, para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) isso não é problema.

Durante a sessão no Senado Federal, que comemorava os 70 anos do desmembramento do Amapá, que pertencia à época ao Estado do Pará, o senador Randolfe Rodrigues, comandou sessão, que trouxe de volta ao cenário político nacional o senador José Sarney (PMDB).

Os laços desta relação “estranha”, não fica só no Congresso Nacional, antes, em Macapá, o próprio senador Randolfe Rodrigues e o prefeito de Macapá, Clécio Luis, pousaram com Silas Assis Júnior, do Jornal A Gazeta, considerado um dos “homens fortes”, no Amapá, do senador do Maranhão, Zé Sarney.

Veja a capa da Gazeta de hoje: 




sábado, 7 de setembro de 2013

O porquê da prisão de Waldez e a consequência da corrupção para população

Olhem como era o Amapá de Waldez antes da operação mãos limpas

Desvio de 200 milhões na educação do Amapá
Folha de São Paulo: Ministério Público vê desvios de mais de R$ 200 mi no Amapá
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2002201018.htm

Estado de São Paulo: Presidente da 'comissão de licitação' da Secretaria de Educação era gerente da empresa de filtros que fechou contrato de R$ 840 mil
...Além do superfaturamento, o laudo do Instituto Nacional de Criminalística (INC) mostra que a falta de licitação e a escolha de um filtro rudimentar, montado em uma fabriqueta de fundo de quintal, em vez de melhorar a qualidade da água consumida, colocou em risco a saúde dos alunos....

Enquanto isso nas nossas escolas do Amapá durante o governo Waldez...
Trecho da Carta da diocese da igreja Católica sobre corrupção no Amapá em 2010.
“...É o clamor das famílias que sofreram por causa do atraso do início do ano letivo e da precariedade de várias escolas, sem merenda e sem condições de funcionar de forma satisfatória. Isso prejudicou duplamente os alunos: pela falta de merenda e pela redução das aulas, que nunca serão repostas....”

Blog Clay Sam News de quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Escolas do Amapá liberam estudantes em razão da falta de merenda escolar
http://claynews.blogspot.com.br/2010/02/escolas-do-amapa-liberam-estudantes-em.html

Operação Mãos Limpas: 03 anos de vergonha

No próximo dia 10 de Setembro, completa 03 anos da Operação Mãos Limpas. Waldez Góes, Marília Góes, e mais uma dezena de autoridades foram presos pela Polícia Federal. O reflexo dos desmandos que haviam no Amapá durante o famigerado governo da "Harmonia", o povo sente até hoje. Que essa data sirva de reflexão para todos nós. #VergonhaNuncaMais

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Prefeitura de Macapá fecha posto de saúde por falta de medicamentos

'Não fui atendido no Lélio Silva por falta de medicamentos', diz paciente

Autônomo ficou revoltado com a falta de atendimento no posto de saúde.
Unidade 24h suspendeu os atendimentos nesta terça-feira (3).



A Unidade Básica de Saúde Lélio Silva, localizada no bairro Novo Buritizal, na Zona Sul de Macapá, que funciona 24h, fechou por volta das 21h desta terça-feira (3). Segundo um vigilante do posto que não quis se identificar, os atendimentos foram suspensos por falta de medicamentos.


A estudante Gilcimara Barbosa, de 19 anos, estava dentro da unidade quando ouviu o anúncio de que os portões iriam fechar. Ela conta que chegou a ser atendida, mas que viu pacientes sendo impedidos de entrar. "Eu vi muitas pessoas sendo impedidas de entrar no posto. Após fechar os portões, a unidade só atendeu quem estava lá dentro. E muitos dos que já estavam lá tiveram que comprar remédios na farmácia", relata.

O autônomo Diel Lobato, de 22 anos, não conseguiu atendimento. "É uma falta de respeito com a população. Estou passando mal, mas não pude ser atendido por falta de medicamentos. Isso é um descaso com a população, que sempre paga os impostos em dia", reclama.

O secretário de Saúde do município, Dorinaldo Malafaia, disse ao G1 que vai  se pronunciar oficialmente após tomar conhecimento do caso. (Do Portal G1).

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ligação telefônica revela que Sarney dava orientações para Waldez armar contra os Capiberibe

Uma ligação telefônica em 2010, do ex-governador Waldez Góes (PDT-AP),-que viria a ser preso dias depois na Operação “Mãos Limpas” da Polícia Federal- ao senador José Sarney (PMDB-AP), mostra claramente que as orientações e estratégias durante o processo eleitoral daquele ano eram dadas pelo senador Maranhense.

A gravação deixa a entender que Sarney era o grande mentor da “harmonia”, grupo de poder com ramificações no Legislativo, Executivo e Judiciário, que governou o Amapá de 2003 a 2010. O objetivo dos adversários históricos do PSB era impedir a eleição do casal João e Janete Capiberibe.

A estratégia seria mover ações judiciais para tentar ganhar no tapetão, uma prática já conhecida do PMDB do senador José Sarney, que foi acusado pelo PSB de armar a cassação no TSE, movida por Gilvam Borges contra os Capiberibe no ano de 2005.  
         
Veja a gravação degravada:

Outra pessoa – Oi!

Waldez – Alô! Waldez...

Outra pessoa – Oi governador! Tô passando.

Sarney – Alô Waldez! Como vai?

Waldez – Não sei se o senhor viu a minha pergunta? Tô ligando mais pra ver qual é a sua orientação e a sua avaliação sobre essa questão do processo da Janete e do Capiberibe.

Sarney – O que houve no processo da Janete e do Capiberibe?

Waldez – Não! É que ontem saiu a decisão de negação de registro de candidatura da Janete me parece que amanhã é do Capiberibe o julgamento lá em Brasília.

Sarney – Sim! Olha aqui! Eu vim hoje aqui! Eu peguei um avião agora que eu tô sem avião, porque o Mauro, eu briguei com ele e perdi o avião dele né! Então eu peguei um “king air”, que me trouxe aqui para a campanha da Roseana, eu vim aqui só pra passar o dia, porque o avião tem que voltar hoje de noite, e eu queria conversar com você, mas eu queria que ninguém soubesse que eu estou aqui. Tá?

Waldez – Tá tranquilo!

Sarney – Passa aqui em casa, eu cheguei agora neste momento.

Waldez – Ah! O senhor está aqui em Macapá?

Sarney -  Tô! Passa aqui em casa nesse momento, mas não deixa ninguém saber que eu tô aqui. 
     
Waldez – Tá ok!

Sarney – Um abraço! Tchau!

Assessores do senador Randolfe Rodrigues utilizam carro oficial da PMM durante congressos do PSOL



O que este carro oficial da Prefeitura de Macapá com vários assessores do Senador Randolfe Rodrigues (PSOL) faziam estacionados em frente a um restaurante, no dia 07 de agosto de 20113 (ver foto) no distante município do Amapá, que fica 302 km da capital Macapá? Coincidência ou não o veiculo oficial da PMM esteve circulando com assessores do senador Randolfe exatamente no período que estava ocorrendo o congresso do PSOL nos municípios de Amapá, Calçoene e Pracuuba conforme consta neste link oficial do site nacional do Psol, confira: http://www.psol50.org.br/4congresso/site/agenda-plenarias?uf=3&cidade=0 

Além, disso a própria assessoria do senador Randolfe, divulgou nota informando que o “PSOL/AP deu início ao calendário de plenárias que serão realizadas em 15 municípios do Amapá, nos meses de Agosto e Setembro. Os primeiros encontros já estão ocorrendo em Oiapoque, Calçoene, Amapá e Pracuúba”.


O que a assessoria do senador Randolfe Rodrigues, não divulgou foi que durante a plenária do município de Amapá, um carro oficial da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), estava dando suporte para o partido na mobilização, o que é ilegal, principalmente, para o PSOL que prega discurso de moralidade na política.