quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

As condições de Lula e Rui Falcão para o PT apoiar a reeleição do governador Camilo

Lula e Falcão defendem apoio ao PSB no Amapá, desde que o governador permaneça neutro na disputa nacional
O ex-presidente Lula pode até não decidir sozinho os rumos do PT na montagem
de palanques das eleições estaduais de 2014, mas ele tem poder de dar pitaco dentro do partido.

A situação da relação do PT com o PMDB em alguns estados, e casos como o do Amapá e do Espírito Santo, estados governador pelo PSB, estão na ordem do dia do PT e isso ficou bastante claro após a reunião entre os novos presidente estaduais eleitos no PED 2013 do PT, ocorrida em São Paulo na última segunda-feira, onde o deputado Joel Banha que preside a legenda no Amapá debateu com Lula e Falcão a estratégia do partido no Amapá.

Lula foi bastante enfático ao afirmar para o deputado Joel Banha, que ao questioná-lo sobre como o ex-presidente via a conjuntura do Amapá. Lula afirmou que não ver problema nenhum do PT continuar caminhando com o PSB no projeto de reeleição de Camilo Capiberibe, mas defendeu que o governador se abstenha de apoiar publicamente Eduardo Campos, ficando neutro na montagem de palanque presidencial no Amapá.

Já o presidente nacional do PT Rui Falcão tem dito que não há como segurar o PT nas disputar locais com o PMDB em alguns estados como Rio de Janeiro, ao falar do Amapá, afirmou que o lançamento do nome de Cristina para o Senado não é visto com bons olhos na legenda e defendeu que o PT tenha uma candidatura própria.

Falcão disse ser simpático ao nome da vice-governadora Dora Nascimento que para alguns dirigentes é o melhor quadro do PT-AP pra disputar o Senado e ampliar a bancada federal PT numa provável reeleição da presidenta Dilma.

Caso o PSB resolva manter a estratégia do "quero tudo" na disputa eleitoral de 2014, pleiteando as duas vagas de governo e senado, Lula e Falcão defenderam que o PT do Amapá saia da aliança e construa candidaturas próprias ao senado e ao governo, ou ainda busque alianças com partidos da base aliada do governo Dilma.

Joel Banha confirma aliança com ressalvas

O presidente estadual do PT, deputado Joel Banha, afirmou nesta quarta-feira, 04, em entrevista aos jornalistas Paulo Silva e Domiciano Gomes na rádio 101.9 FM que agora é a vez do PT. Joel Banha lembrou que em 2010 o PT ousou ao construir a Frente Popular, onde o PSB e o PT venceram as eleições com Camilo Capiberibe e Dora Nascimento e defendeu a manutenção da aliança com o PSB, mas o partido quer a vaga de vice de senador na chapa.

Perguntado se o PT não estava querendo muito, Joel Banha lembrou que o PSB saiu fortalecido com a aliança em 2010, elegendo um governador, um senador e uma deputada federal e que essa possíbilidade seria remota sem o apoio do PT e que o PT tem peso pra cobrar as duas vagas na chapa por conta da militância, tempo de TV e do peso de suas lideranças locais e nacionais

Nenhum comentário: