segunda-feira, 13 de junho de 2011

Delegacia divulga dados estatísticos de violência contra a mulher

Registros mostram que crimes de ameaças são mais frequentes na especializada que cuida da integridade feminina.

A Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher (DECCM) divulga mapa estatístico de atendimento referente ao primeiro semestre do ano passado e do mesmo período de 2011.

De acordo com a delegada titular, Vânia Barbosa, servidores do cartório acompanham a estatística em tempo real, a fim de que os números estejam atualizados.

Os dados mostram variação com os dois períodos, sendo o que mais chamou atenção foram ocorrências de ameaça às vítimas, com 272 registros lavrados em 2010, contra 363 este ano.

Os crimes de lesão corporal mostram que 241 pessoas sofreram algum tipo de agressão por seus parceiros, ou pessoas estranhas ano passado. Neste primeiro semestre, a DECCM registrou 153 ocorrências, seguida de vias de fatos, que neste ano registrou 174 lavraturas de boletins e 139 em 2010.

Os litígios familiares têm provocado muitas conduções de pessoas às delegacias, ou mesmo em se tratando de palavras ofensivas que alguém decide levar o problema ao conhecimento da polícia, para buscar seus direitos.
Neste caso, difamação foi responsável por 53 boletins de ocorrências ano passado. No mesmo período de 2011, a delegacia especializada registrou 50 reclamações.

A DECCM também recebe ocorrências oriundas da Polícia Militar e de outras DPs, lavradas na própria delegacia da mulher, vindas de outras delegacias, entre outros serviços.
José Maria
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Nenhum comentário: